Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

L'ANIMATEUR

Uma curta-metragem em stop motion realizada pelo australiano Nick Hilligoss.Venceu o festival de Berlim curtas 2008 e o Anima-Mundi também em 2008.
L'animateur é um curta bastante inteligente. Meche com a religião de modo displicente. A ligação fácil entre pensamentos anacrônicas embelezam, pois interligam as teorias evolucionista e a criacionista.




Em relação ao curta a questão é que o nosso criador ou, como Nick prefere entitular o animador é, nada mais nada menos, que um bobo da corte. Ele anima com o auxílio da própria terra. Esta história se torna interessante, pois aquelas perguntas surgidas quando pensamos: Poxa, mas se Deus existe como ele criou assim....tudo do nada.

Essa união da terra concebida apenas como força pulsante, sem necessidades de explicações fundamentadas no invisível é tão mais coerente pra mim. É perceptível o poder de restituição que tem o planeta. Podemos perceber, por exemplo, quando em uma viagem. Caso percorramos estradas que pouco são trafegadas; percebemos que árvores e gramas, enfim; de forma vagarosa tenta retomar seu lugar, seu espaço. Ou mesmo, em alta estrada há sempre em algum trecho uma flor que brota. Sem necessidade de ajuda humana. Apenas nasce porque a terra é pura vida.

Mas, voltando ao nosso curta. Não sei se tenho uma opinião do uso da figura do bobo. Talves, o australiano desejasse passar apenas, que a criação do homem seja uma ilusão. Tal qual uma mágica, isto é nada é verdade.
Ou, podemos usar uma outra constatação; a qual se insere no desejo de mensionar que, afinal, além de termos sido criados por um bobo, essa questão de livre arbítrio não existe; posto que a cobra, implantada por ele,era o já existente desejo de nos humanizar, (se é que posso dizer assim !!!)

Bom, á parte todas essas deduções, o curto é lindo visualmente e traz, não só beleza, mas esqquentadas deduções !!! Quem quiser opinar, por favor !!

Nenhum comentário: